domingo, 6 de março de 2011

Quadro e Giz x Slides: a minha aula de sexta passada


Prezados,

eu demorei pra postar porque estive muito ocupado justamente esta semana, viajei a trabalho etc.. Enfim, estou aqui novamente  pra quem quiser  ler : - )

Eu sei que muitos amigos que não são meus alunos leem este blog, mas esta postagem é direcionada a quem veio na aula de sexta passada, dia 04/03/11.

Naquela aula, eu mudei um pouco minha maneira de expor o assunto. Resolvi usar mais o quadro e o pincel para demonstrar as equações das curvas de Bèzier, escrevendo com minha letra feia (mas acho que legível) e me arriscando a errar mais ou esquecer algum passo. Mas senti, comparando com as demais turmas, que os alunos compreenderam mais do que simplesmente se eu mostrasse o slide com todo o desenvolvimento prontinho. Em outras  palavras, achei minha aula melhor assim. Um Professor sabe quando dá uma aula melhor ou pior.  E Professor que se preze tem sempre que tentar “sentir” a turma e tentar sempre avaliar sua própria aula.  Senão, de nada vale aula presencial. Mas o importante é ganhar experiência e melhorar sempre.

Vejam bem, não estou dizendo que minha aula foi boa, só estou dizendo que acho que ela foi melhor do que se eu tivesse usado somente os slides.  Estou então “pondo em cheque” os recursos  mais modernos, como slides, multimídia, quadros magnéticos e tudo mais que virá pelo futuro. Não sou do passado nem contra essas coisas, sou moderno e a favor delas se forem realmente efetivas e bem usadas. Mas questiono tudo que é novidade, principalmente em se tratando de educação na academia. Questiono também se o clássico ou ortodoxo consagrado não deve ser mudado ou adaptado.  Enfim, para mim o mundo sempre deve estar em mudança, em todos os seus aspectos.

Num momento em que se discute que recursos multimídia levam a um aprendizado melhor, eu sempre desconfiei que ainda não apareceu algo para superar o “giz e o quadro negro”. Na verdade, acredito mesmo que os recursos multimídia são bons sim, mas se forem bem usados. Um professor que simplesmente lê transparências está perdendo seu tempo e deixando os alunos entediados .

Da qui a pouco posto mais para compensar ...

Um abraço a todos e espero que estejam curtindo o feriado.

PSérgio

3 comentários:

  1. Sinceramente, essa última aula de sexta foi a melhor de todas. Não conseguimos assimilar esses cálculos de superfície de curvas e transformações geométricas apenas com slides. Tem que ser usado o giz na lousa com a demonstração do conceito, é mais fácil para assimilar. Espero que continue assim as aulas. Obrigado e bom feriado.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber que minha aula foi útil de alguma forma. Não me iludo dizendo que sou bom professor, que sei tudo, etc.. sempre quero melhorar, assim como vocês também devem procurar fazer. E uma das maneiras de isso acontecer é saber aceitar comentários e críticas, mesmo que não seja o que queremos ouvir.

    obrigado pelos comentários ...

    ResponderExcluir
  3. Uma das melhores aulas que já vi foi no YouTube, onde o professor de Berkeley utilizava-se de giz branco e quadro negro para ensinar análise assintótica (http://www.youtube.com/watch?v=VIS4YDpuP98).
    E ainda no final, ele utilizou projeção com transparência DE VERDADE, coisa que não se usa mais por aqui...

    A aula tem que ter um pouco de tudo na dose certa, para ficar dinâmica. Pois por exemplo, só quadro negro cansa, tem que haver uma mescla disso. Apesar de não ter parâmetros de comparação com outras aulas de semestre passados, também achei a aula interessante.

    ResponderExcluir