Moçada,
quem sabe o que é Chroma Key?
Bom, é bem possível que a maioria de vocês esteja bem familiarizada com esse tema, mas ainda assim é uma técnica em pleno desenvolvimento, com muitas armadilhas, que precisa de muitos profissionais modernos na área. São efeitos especiais tão complicados e impossíveis de serem feitos com toda a tecnologia atual quanto simples e divertidos que podem ser realizados de forma amadora em casa para videos caseiros.
Trata-se de misturar cenas filmadas em estúdios com cenas externas. Vocês já devem ter vistos filmes em que se perguntaram: “Como será que isso foi feito?”. Exemplos no cinema e até em produções baratas da TV existem aos montes, tais como: colocar um ator na lua, em um outro pais, ou em uma situação de risco natural como avalanche, selva, etc.. Vejam o vídeo abaixo e depois eu comento algo interessante e mais técnico sobre isso.
Aqui está um vídeo muito legal de uma das melhores empresas do mundo especializadas no assunto, a Stargate Studios.
O pano verde, como já devem ter percebido, é onde são inseridas as cenas externas. Mas por que escolheram verde? Porque é mais fácil detectar e segmentar o canal verde do sistema de cores. Coisa que veremos nas próximas aulas.
São cenas interessantes. Não posso comentar todas, mas quero chamar a atenção para um aspecto em especial. Em muitas delas o negócio parece bem simples, pois temos a impressão de ser apenas uma questão de fazer um "merge" entre dois vídeos. Coisa que qualquer photoshop pode até ser capaz de fazer sozinho. Mas em algumas, a coisa complica bastante. Imagine aquela cena dos atores passeando na neve. Se for dado um zoom-out nos atores, a cena atrás (inserida posteriormente) deve sofrer a mesma deformação, caso contrário parecerá meio estranho.
Mas o efeito mais interessante e difícil, na minha opinião, está relacionado à sombra, principalmente quando ela incide sobre o rosto dos atores, como no caso daquelas moças no Metrô e depois em baixo de uma Marquise. Se um ator está em uma cena mais clara e passa repentinamente em baixo de uma sombra (que está somente na cena inserida) o editor de imagens posteriormente deve perceber esse efeito e inserir sombra artificial no rosto dos atores, caso contrário, o efeito poderá ser desmascarado.
Fazer detecção e sombreamento automático é um dos maiores desafios atuais de Visão Computacional e Computação Gráfica. Quem consegue melhorar esse efeito, “estará bem em cena”, não resisti o trocadilho!! : - )
Mas ninguém precisa entrar em pânico! eu não pretendo abordar Chroma Key na disciplina, muito menos cobrar em prova, pelo menos esse semestre.. Mas quem gostou do assunto e quiser trabalhar com isso num futuro TCC ou Dissertação de Mestrado, eu topo. Já tive experiência com uma equipe que implementou um sistema de iluminação adaptativo para ChromaKey, batizado de J-Chroma, e ganharam inclusive dois prêmios na EXPOCOM. Foi a equipe de 2009 do Werner Fukuma, que hoje é meu aluno de Mestrado na área de Análise de Vídeo. O Werner ganhou também recentemente uma bolsa de estudos graças ao seu ótimo desempenho acadêmico.
Espero que tenham gostado pelo menos do vídeo : - )
Abraço a todos e logo logo estarei por aqui
PSérgio
Nenhum comentário:
Postar um comentário